Fondue entre amigos | Uma noite para aproveitar o friozinho

Fondue entre amigos | Uma noite para aproveitar o friozinho

por | 15/06/2021

Fondue em casa para uma noite entre amigos

O fondue é um prato de origem suíça, muito tradicional, principalmente no inverno. Nesse tempo mais friozinho, nada melhor que preparar um fondue em casa para degustar entre amigos íntimos, não é mesmo? As receitas clássicas de fondue têm base de queijo, carne e chocolate. Apesar de parecer super simples de fazer fondue em casa, existem algumas dicas valiosas que podem ajudar na hora do preparo e que farão toda a diferença.

Desde o aparelho de fondue correto, modo de preparo, acompanhamentos, até os utensílios para fondue, tudo isso influencia para um prato delicioso de encher os olhos e dar água na boca.

Confira aqui na DeFamília o material que preparamos para você preparar o seu fondue em casa e surpreender naquele jantar especial.

Fondue entre amigos | Uma noite para aproveitar o friozinho

Dicas para preparar fondue em casa

É uma delícia comer fondue no restaurante, mas ficar no aconchego de casa e preparar um prato diferente para se aquecer no inverno é, sem dúvidas, a melhor alternativa. Para arrasar no preparo do seu fondue em casa, é só seguir essas dicas:

Aparelho de fondue

Preparar um bom fondue em casa, daqueles bem tradicionais, requer um bom aparelho de fondue. Esses aparelhos são próprios para esse prato, porque possuem acendedor que mantém o fondue sempre quente. Podem ser elétricos, de cerâmica, de inox, de ferro, esmaltado, entre outros.

Cada tipo de preparo requer uma panela específica. Por exemplo, os fondues de queijo e chocolate são mais cremosos, por isso recomenda-se um aparelho antiaderente, de cerâmica ou de ferro esmaltado, para não grudar e ser fácil de lavar.

Os conjuntos já vêm com os utensílios para fondue próprios, como os garfinhos, e alguns incluem tigelas para os acompanhamentos.

Preparação da mesa

Na hora de preparar a mesa do seu fondue em casa, tente fazer o mais organizado e prático possível, já que é preciso esticar o braço para chegar até a panela.

Disponha pratos e talheres, deixe um garfinho para cada sabor no aparelho de fondue e coloque próximo os acompanhamentos.

Já a decoração da mesa, como se trata de um jantar entre amigos íntimos, pode ser feita com elementos afetivos que aquecem a decoração, deixando aconchegante, além de elementos que complementam a mesa posta do fondue em casa.

Tome cuidado com as velas para não causar acidentes, já que há muita movimentação na mesa. Se optar por usar velas, procure colocar velas pequenas e baixas, apenas para criar um clima mais aconchegante.

Servindo o fondue

Os tipos de fondue mais clássicos são os de queijo, carne e de chocolate. A ordem de servir não importa muito, mas, claro, servir os salgados primeiro, ao mesmo tempo, e deixar os doces para a sobremesa é a melhor opção. Os molhos e acompanhamentos são colocados próximos, à disposição do convidado.

Acompanhamentos 

Alguns dos acompanhamentos para o seu fondue em casa podem ser pães, legumes, cogumelos, para os salgados, e, para os doces, as opções são frutas, bolos, marshmallow, biscoito champagne, entre outros.

Também podem ser feitos molhos para acompanhar as carnes, como molhos de mostarda, alho, curry, ervas, barbecue.

E a bebida perfeita para combinar com o fondue em casa é sempre um bom vinho. Seja tinto ou branco, o vinho é ótimo para o inverno, além de ser muito agradável em uma reunião entre amigos.

Fondue entre amigos | Uma noite para aproveitar o friozinho

Como preparar as receitas de fondue em casa?

Como mencionamos, as receitas clássicas de fondue são as de queijo, carne e chocolate.

O de queijo é o mais tradicional, na verdade, é o verdadeiro fondue da Suíça. Os queijos podem ser dos mais simples, até os mais sofisticados. Para o preparo, é preciso colocar a quantidade certa de queijo, e a mistura geralmente é feita com vinho branco, além de temperos como alho, pimenta do reino e sal.

O fondue de carne é bastante fácil de ser preparado. É colocado óleo no aparelho de fondue, onde são fritos os pedaços de carne, que são cortados em cubos, em tamanhos próprios para serem levados à boca. As carnes podem ser de boi, como filé mignon, frangos ou peixes. Elas são consumidas com molhos especiais e pastinhas.

E, para a sobremesa, não pode faltar o fondue de chocolate. Também é muito fácil de preparar, leva apenas o chocolate em barra, que pode ser ao leite, meio amargo ou branco, dependendo do gosto de cada um, e creme de leite.

O chocolate, junto com o creme, deve ser derretido em uma panela comum, a fogo baixo, e depois levado para o aparelho de fondue para ficar aquecido. É possível aromatizar com licores, vinho ou outra bebida alcoólica, se desejar.

Depois, é só comer mergulhando frutas, marshmallows, biscoitos waffer ou champagne, bolos entre outros acompanhamentos.

Viu como é fácil preparar fondue em casa? Investir em um bom aparelho e utensílios para fondue da DeFamília é a aposta perfeita para esse inverno. É um prato prático, rápido, delicioso e ainda esquenta nesse friozinho. Agora é só separar os ingredientes e preparar uma noite inesquecível e aconchegante para passar esse inverno da melhor forma possível.

Outras Postagens

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Muito mais do que apenas nos mantermos alimentados, as refeições em família são momentos de criar laços, ouvir sobre o dia do outro, saber novidades, manter a família unida e até mesmo esclarecer assuntos mal resolvidos.  Além de ser um momento para saborear boas...

ler mais