Refeições em Família | Benefícios deste momento juntos

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

por | 01/08/2021

Muito mais do que apenas nos mantermos alimentados, as refeições em família são momentos de criar laços, ouvir sobre o dia do outro, saber novidades, manter a família unida e até mesmo esclarecer assuntos mal resolvidos. 

Além de ser um momento para saborear boas receitas, as refeições em família estabelecem laços de confiança entre os membros da família e ainda é ótimo para arrumar a mesa com todo carinho e estilo para receber aqueles que amamos. 

Por isso, hoje vamos falar mais sobre a importância das refeições em família e como esta rotina pode deixar a sua família unida além da mesa de jantar. 

Refeições em Família Benefícios deste momento juntos

A importância das refeições em família

Com a correria do dia a dia, o trabalho, os afazeres domésticos e as obrigações com os filhos, muitas vezes o relacionamento familiar e as pequenas reuniões em torno da mesa acabam ficando de lado. Além de todos estes pontos, a tecnologia não facilita muito nessas horas. Isso porque se este ritual de refeições em família não for parte da rotina familiar, as crianças, adolescentes e até mesmo os adultos, fazem as suas refeições usando o celular ou em frente à TV da sala ou no quarto. É preciso que haja uma espécie de pacto para deixar os smartphones e tablets fora da mesa na hora das refeições. 

Os almoços ou jantares constantes em torno da mesa eram prática comum há décadas, quiçá, séculos atrás, foram se perdendo conforme a rotina foi se transformando. Hoje, ambos os pais trabalham fora, as crianças e os adolescentes têm as suas obrigações com a escola e vida social e, por isso, o tempo para se reunir em volta da mesa está cada vez menor. 

Grande parte das famílias brasileiras não costumam levar mais do que meia hora para realizar uma refeição e mais de 70% dos brasileiros costumam fazer refeições em família apenas aos domingos. É o que revela uma pesquisa publicada pela revista Super Interessante, em 2016, com base nas rotinas atuais, podemos concluir que as coisas não evoluíram muito para melhor desde então. É como se, com o passar dos anos e o aumento das obrigações diárias, tivéssemos esquecido a importância das refeições em família.

Novos Hábitos 

Não há nenhum julgamento em relação aos novos hábitos, temos que nos adaptar à vida moderna, trabalhar, estudar e manter a casa em ordem, além de encontrar tempo para o laser. Mas manter a família unida também deve estar entre as prioridades e nada melhor para fazer isso do que compartilhando de uma bela mesa, preparada com atenção e recheada de alimentos saborosos. 

Além disso, este tempo juntos é importantíssimo para criar vínculos, laços duradouros e memórias que serão carregadas por muitos e muitos anos. As refeições em família não precisam ser uma obrigação ou um momento de tédio, podem fazer parte dos momentos de laser e relaxamento. Podem facilmente entrar na rotina com um pouquinho de esforço daqui uma exceção dali. E ainda, pode ser um momento para reunir o núcleo familiar, os parentes e amigos. Desta maneira, enquanto comem, é possível conhecer os interesses, as amizades, hobbies e pensamentos um do outro, este tipo de interação, além estreitar laços, ensina sobre respeito e companheirismo. 

Refeições em Família Benefícios deste momento juntos

A importância das refeições em família para as crianças

Como dissemos anteriormente, refeições em família são uma ótima maneira de deixar a família unida e mais confortável uns com os outros.  

Mas a importância das refeições em família vai além disso. Uma reportagem publicada pela BBC News Brasil,em 2018, revelou que, de acordo com estudos realizados pela Universidade de Harvard, crianças que mantêm refeições em família com mais frequência apresentam menos problemas de saúde e não tendem a usar ou experimentar drogas.

De acordo com a pesquisa, crianças que fazem as refeições na companhia dos pais costumam ingerir mais frutas, verduras e legumes. Desse modo, têm menos facilidade em se tornar obesas na infância ou durante a vida adulta. Outro benefício apontado em relação às refeições em família é em relação à ingestão calórica, quando as crianças fazem as refeições em casa, ingerem menos calorias. 

Outros dados ligados à importância das refeições em família estão ligados à menor possibilidade de desenvolver depressão, a um vocabulário mais rico, melhores notas na escola e gosto pela leitura. 

É possível perceber facilmente o que uma família unida em volta de uma bela mesa e com uma boa refeição, pode fazer pelo futuro das crianças. 

Família Reunida

As crianças que realizam de 5 a 7 refeições na companhia dos pais costumam apresentar mais dessas qualidades citadas anteriormente. Enquanto crianças que têm esse hábito apenas 3 vezes ou menos na semana correm o risco de desenvolver obesidade, depressão, tirar notas baixas, além de consumo de drogas. 

Esses benefícios começam a aparecer por conta do estreitamento das relações durante as refeições em família. Com a maior convivência, os filhos passam a confiar mais nos pais e sentir confiança para dialogar. Assim, contando suas experiências, medos, desejos, frustrações e podem receber conselhos, orientações e atenção dos pais.

Especialistas apontam que este hábito pode ser criado aos poucos para que as refeições realizadas em conjunto não fiquem maçantes e a importância das refeições em família possa ser reconhecida. 

Se a sua família não tem este hábito, comece aos poucos, 2 ou 3 vezes na semana e vá aumentando a frequência, conforme os horários forem ajustados. Dê espaço para as crianças sugerirem o cardápio, prepare alguns alimentos juntos e não se esqueça, a conversa deve ser ingrediente principal durante as refeições em família. 

Uma família unida que se comunica entre si, provavelmente, enfrentará menos problemas e caso eles surjam, saberão lidar melhor com a situação.

Mesmo famílias sem filhos devem investir nas refeições em família. Boa convivência, criar vínculos e ter boas conversas à mesa farão bem para todos. 

E nada melhor para recepcionar bons momentos em família do que uma mesa posta de forma graciosa, elegante e com carinho que sua família merece, não é?

DeFamília

Se você entendeu a importância das refeições em família e quer caprichar na sua mesa, conheça a DeFamília. Aqui nós temos prazer em sentar à mesa e oferecemos tudo o que você precisa para montar uma mesa cheia de personalidade. 

Para saber mais, visite o nosso site https://www.defamilialoja.com.br/ 

Outras Postagens

Décor Sentimental | Tendência de Mesa Posta para 2021/2022

Décor Sentimental | Tendência de Mesa Posta para 2021/2022

Décor Sentimental | Tendência de Mesa Posta para 2021/2022 A Décor sentimental é uma tendência neste ano vinda do mundo dos casamentos. Com a proposta de uma decoração extremamente sentimental e única, onde o homenageado vai sentir todo carinho em cada objeto que foi...

ler mais