Uma mesa perfeita com arranjos naturais

por | 15/07/2021

Uma mesa perfeita com arranjos naturais

A decoração para uma mesa perfeita e que traga aconchego e carinho em toda sua montagem é indispensável na hora de planejar seu jantar ou almoço especial. É importante pensar em uma forma carinhosa e elegante de agradar seus convidados, e o segredo pode estar em arranjos de flores naturais. Seja para eventos mais íntimos ou algo mais luxuoso, como jantares de casamento, uma mesa bem posta e organizada pode impressionar. Neste artigo, trazemos dicas de decorações para uma mesa perfeita com a utilização de arranjos naturais. 

Arranjos de mesa são opções de decoração versáteis e bastante assertivas, além dos vários tipos de flores, os diferentes tamanhos, recipientes, formatos e organização podem variar, o que garante que você tenha pelo menos uma ideia que se encaixa em cada situação do seu evento especial. A utilização de arranjos de flores naturais é uma experiência visual e, muitas vezes, olfativa, que deixará a decoração ainda mais incrível.

A escolha das flores 

Os arranjos de flores naturais para mesas, mais do que elementos decorativos, integram toda a ambientação. Assim, dependendo do estilo que escolheu para o evento, bem como local onde será realizado, ou o estilo de sua casa e o cômodo em que será colocado o arranjo, existe uma flor que se adapta melhor e é a mais indicada para o espaço. É preciso entender que não há uma flor ideal para decorar a mesa posta para o almoço ou jantar, vai depende do gosto e preferência e do local onde ocorrerá o evento de quem está organizando a confraternização, desse modo é importante pensar em como a flor vai combinar com os demais elementos da mesa. Vale  ressaltar que existe um tamanho ideal que não pode ultrapassar 30 cm de altura, pois assim evita que ela cubra a visão dos convidados e não dificulte a interação à mesa.

Aposte nas combinações para sua mesa perfeita 

Para a composição de arranjos de flores naturais para mesas, é preciso equilíbrio para que eles não sobrecarreguem o ambiente. Utilize combinações harmônicas com a utilização de cores das espécies de acordo com a decoração, como a toalha de mesa e as louças, vale ainda a mesclagem de diversos tipos de flores em um mesmo vaso. O resultado pode ficar bonito e harmonioso.

Acerte na escolha da flor para seu evento

Como já foi dito, dependendo do evento realizado, há um tipo de arranjo de flores naturais ideal. Para um ambiente mais sofisticado, aposte em flores naturais delicadas como Orquídeas, Tulipas e Rosas. Já a Hortência e o Girassol são ideais para eventos realizados durante o dia, como um almoço mais descontraído. Também se deve observar a condição climática do espaço para que as plantas não sofram com temperaturas altas ou muito baixas e não durem até o fim do evento.

Dicas para apoios de arranjos 

Na hora de pensar na composição dos arranjos de flores naturais para mesas, também é necessário que esses arranjos tenham uma boa base de sustentação. As opções são variadas: podem ser vasos de vidros, artesanais ou sustentáveis, como caixinhas de madeira, garrafas ou latas vintage. Não se esqueça de incrementar essa base com outros itens. Essa pode ser a hora de inovar e ser criativo. Separamos algumas dicas para te ajudar.

  1. Aposte em belos copos. Eles podem ser ótimos arranjos de flores para mesa. Decorar a casa com flores não exige muito trabalho ou dinheiro, basta um pouco de criatividade. Usar copos e jarras com formato diferenciado para acomodar as plantas é uma alternativa moderna e descontraída. Sua única preocupação na hora de utilizar esse material é verificar se o tamanho do recipiente consegue comportar a espécie que você deseja colocar no seu vaso.
  2. Abuse de arranjos de flores para mesa de pequeno porte, respeitando a regra de altura. Em relação à decoração de ambientes, portes maiores fazem todo o sentido. Pequenos detalhes, quando se usa pequenas garrafas ou frascos de perfume para dispor ramos de flores pela casa.
  3. Sabe aquele bule ou chaleira vintage que são herança de família? Eles podem ser belos arranjos de flores para mesa. 
  4. Arranjos de flores para mesa com base diferente são uma boa pedida, então, use a criatividade. Em vez de terra você pode usar espuma floral, também pode usar areia e conchas para fazer um arranjo sofisticado e bem alegre para o seu evento.

 

O perfume das flores é uma experiência inesquecível à mesa

Um item importante que precisa ser levado em consideração na escolha das flores que  vão decorar a sua mesa durante aquela refeição especial é o aroma das flores. Fique atento, pois as flores com perfume muito forte não são recomendadas, seu cheiro pode competir com o aroma da comida ou da bebida e criar uma experiência desagradável para seus convidados. A dica de ouro é: na dúvida, opte sempre por flores com perfumes neutros ou suaves para uma experiência olfativa inesquecível.

Aqui na DeFamília nós possuímos os acessórios perfeitos para você criar o ambiente ideal para sua decoração!

Outras Postagens

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Muito mais do que apenas nos mantermos alimentados, as refeições em família são momentos de criar laços, ouvir sobre o dia do outro, saber novidades, manter a família unida e até mesmo esclarecer assuntos mal resolvidos.  Além de ser um momento para saborear boas...

ler mais
Décor Sentimental | Tendência de Mesa Posta para 2021/2022

Décor Sentimental | Tendência de Mesa Posta para 2021/2022

Décor Sentimental | Tendência de Mesa Posta para 2021/2022 A Décor sentimental é uma tendência neste ano vinda do mundo dos casamentos. Com a proposta de uma decoração extremamente sentimental e única, onde o homenageado vai sentir todo carinho em cada objeto que foi...

ler mais