Aprenda como montar uma mesa minimalista de forma simples para receber seus convidados com muito carinho e elegância.

Como Montar uma Mesa no Estilo Minimalista | Dicas

por | 01/09/2021

Como Montar uma Mesa?

Montar uma bela mesa é um ponto essencial ao servir uma refeição. Talvez, você já até saiba como montar uma mesa cheia de detalhes, com todos os requintes possíveis. Mas e uma mesa minimalista? 

O minimalismo deixou de ser apenas uma tendência de moda e passou a ser o estilo de vida de muitas pessoas, opondo-se ao consumismo desenfreado que nos é direcionado. Dessa forma, saber explorar a estética minimalista também promove elegância e estilo ao ambiente.

Como sempre dizem: menos é mais! E essa é a grande regra do minimalismo.

Qual o Tipo de Jantar?

Às vezes, um jantar entre amigos não precisa de muito, ou seja, é possível elaborar uma mesa requintada com poucos detalhes. 

A neutralidade é um aspecto fundamental ao se pensar em minimalismo. Assim, trazer uma decoração simples, mas que faça sentido no ambiente, é primordial. O ideal é manter o ambiente simples, de preferência com arranjos que você já possua em casa. 

Mesa Posta Minimalista

As cores são o jeito mais fácil de conseguir um ambiente mais simples. Apesar de ser possível utilizar vários tons para compor uma mesa, é interessante que seu jogo de pratos seja branco, com algum toque simples, seja ele geométrico ou de natureza, como este aparelho de porcelana Leaves, por exemplo.

Veja que o tom das folhas verdes combina perfeitamente com um arranjo simples, com flores brancas e poucas folhagens.  

Além disso, variar texturas pode trazer um efeito incrível para a sua mesa! Isso fará sua mesa parecer ter mais itens do que realmente possui, o que ajudará a não deixar o ambiente com aquela sensação de “vazio”, mesmo com poucos objetos.

Por isso, taças de água com textura são perfeitas para completar o arranjo. O formato da textura depende do gosto pessoal. Apenas lembre-se de manter as cores neutras e o resultado sempre será bom!

Um faqueiro simples de aço inox funciona muito bem nesse contexto, pois poucos detalhes na peça trazem elegância. 

Detalhes em madeira também podem fazer parte da sua mesa, principalmente, ao servir um aperitivo. 

É preciso, também, manter as mesmas regras ao dispor os alimentos na mesa. Use uma tábua clássica para trazer um tom moderno ao ambiente. Outros objetos essenciais para a mesa são os guardanapos e seus respectivos porta-guardanapos. Um guardanapo de linho branco, por exemplo, com porta-guardanapo de madeira é uma opção harmoniosa com os detalhes verdes do arranjo.

Por último, a toalha de mesa é a base de tudo. Mantê-la branca, ou em cores neutras, que combinem com o resto da mesa, deixará tudo com um ar de leveza. 

Aprenda como montar uma mesa minimalista de forma simples para receber seus convidados com muito carinho e elegância.

Mesa Posta Minimalista e Diferente!

Se tudo muito branco não faz seu estilo, você pode apostar em louças diferentes! É claro que se precisa considerar o tipo de refeição que será servida. As louças podem ser compostas por pedras, que criam um efeito único em cada peça. Louças com diferentes formatos, por outro lado, são modernas e trazem um outro nível de requinte.

As cores fortes, se bem utilizadas, criam uma mesa poderosa e sofisticada. Já louças pretas ou com detalhes em dourado combinam com uma estética minimalista. 

Os talheres também podem ser diferentes, alguns metais escuros e dourados em uma composição com tons de cinza e bege trazem um tom menos sério e mais acolhedor para o jantar.

O Bom Senso é Necessário

Ao montar uma mesa, seja ela qual for, é preciso ter bom senso e saber organizar aquilo que você possui conforme a ocasião. 

Simplicidade em excesso vem acompanhada de uma sensação de falta, e isso não é agradável para seus convidados. 

Ou seja, um ambiente muito vazio pode parecer descuidado e seus convidados precisam perceber o carinho que foi empenhado na organização e na distribuição da mesa.

Afinal, cozinhar é um ato de amor e esse carinho deve ser repassado a todos os presentes no momento. Todo momento entre família e amigos é uma ocasião especial, que merece cuidado!

Receba Sua Família com a DeFamília!

Nós, da DeFamilia Loja de Artigos de Mesa Posta e Decoração, estamos sempre dispostos a ajudar. Confira a nossa loja e aproveite nossas peças para deixar sua casa ainda mais aconchegante.

Outras Postagens

Polir Talheres de Acordo com o Material | Saiba Como

Polir Talheres de Acordo com o Material | Saiba Como

Por que Polir Talheres? Se você está esperando alguma visita especial, ou apenas gosta dos objetos em seu melhor estado, é importante ter certeza de que seus talheres estão limpos e brilhantes. Saber higienizar esses itens corretamente faz toda a diferença na mesa e,...

ler mais
Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Muito mais do que apenas nos mantermos alimentados, as refeições em família são momentos de criar laços, ouvir sobre o dia do outro, saber novidades, manter a família unida e até mesmo esclarecer assuntos mal resolvidos.  Além de ser um momento para saborear boas...

ler mais