Regra dos talheres a mesa | Entenda quais são e como aplicá-las

por | 15/05/2021

Talheres à mesa

Você sabia que os talheres que utilizamos todos os dias da nossa vida exigem certa educação e conhecimento sobre regras dos talheres a mesa e de etiqueta para serem utilizados.

Por isso é muito importante que todos saibam sobre a regra dos talheres à mesa e como se portar.

Com a mudança em nossos hábitos e costumes que foram modificados com o passar do tempo, muitos sofrem com a falta de tempo para poder apreciar uma boa refeição. Por conta disso, é muito comum que a maioria da sociedade não saiba como usar os talheres corretamente.

As pessoas não sabem, muitas vezes, como se portar em eventos mais sofisticados, e acabam negando convites interessantes e não aproveitam reuniões com amigos e familiares por simplesmente não conhecer regra dos talheres à mesa.

Para evitar constrangimento e confusão em determinadas situações, é preciso se policiar e procurar aprender sobre a regra dos talheres à mesa, assim você conseguirá utilizar os talheres de fora para dentro.

Uma dica valiosa que ajuda a como usar os talheres corretamente e evitar desconfortos é buscar não tirar os talheres dos seus devidos lugares durante as refeições, e ao finalizá-la procure deixar os talheres dentro do prato unidos e apoiados na borda, com a lâmina da faca voltada para à direita e o garfo voltado para cima, assim você conseguirá aprender a como usar os talheres corretamente e de uma maneira mais simples que imaginava.

Dicas de como usar os talheres corretamente

Ao ser convidado para participar de um evento, é necessário saber sobre a regra dos talhares à mesa e sobre etiqueta, assim você saberá o padrão de comportamento que as pessoas realizam entre si.

Uma mesa completa e bonita posta para qualquer refeição contará com toda certeza com um jogo de talheres que pode ser encontrado facilmente em loja de artigos de mesa posta DeFamilia e, para utilizá-los adequadamente, é preciso conhecer a regra dos talheres à mesa.

Se você já se sentiu confuso ao sentar-se em uma mesa e se deparar com tantos talheres? Acompanhe essas dicas que te ajudarão em saber diferenciar cada peça e, principalmente, te ajudará a saber como usar os talheres corretamente. Acompanhe!

A regra dos talheres à mesa são fáceis, observe:

As facas sempre estarão à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. Já a colher de sopa também ficará do lado direito, tendo as demais facas entre ela e o prato.

Ao assentar-se para usufruir de uma refeição e se deparar com uma mesa composta por vários talheres, busque manter a calma. Procure começar utilizar a regra dos talheres à mesa, assim você utilizará os talheres de fora para dentro, pois eles estão apresentados na mesa conforme a ordem em que os pratos serão servidos.

Para aprender mais sobre como usar os talheres corretamente, procure seguir a regra dos talheres à mesa para evitar constrangimentos. É importante frisar que na loja de artigos de mesa posta você terá acesso a todas as peças que compõem uma mesa.

Mas afinal, como usar os talheres corretamente na alimentação? Primeiramente é preciso começar seguir a regra dos talheres à mesa pela faca, que deve ser pega somente pela mão direita para poder cortar os alimentos e, em seguida, é possível trocar o garfo da mão esquerda para a direita para conseguir aproveitar o jantar.

Após cortar o alimento, a faca é depositada na borda do prato e utiliza-se apenas o garfo para levar o alimento à boca. A faca nunca deve ser levada até a boca ou utilizada para cortar saladas, ovos, tortas, pães e massas.

Em um jantar completo, você se deparará com peças que são encontradas na loja de artigos de mesa posta, como várias taças. Elas são utilizadas para diferentes tipos de líquidos.

Para seguir adequadamente a regra dos talheres a mesa, lembre-se que, a partir do momento que iniciar a refeição, os talheres não voltarão mais para a mesa, eles sempre ficarão dentro do prato. Se o convidado seguir essas dicas ele conseguirá seguir com eficiência a regra dos talheres à mesa sem passar por dificuldades.

Como usar os talheres corretamente na mesa posta

Para preparar a mesa adequadamente, é preciso seguir alguns passos e principalmente a regra dos talheres à mesa.

Para montar corretamente uma mesa posta, é necessário colocar a louça da seguinte maneira:

Primeiramente coloque o sousplat para assim demarcar os lugares na mesa de cada convidado, e para deixar o restante da louça firme.

Em cima do sousplat, coloque o prato raso, para a refeição principal e, em seguida, o prato fundo, que será centralizado no prato raso.

Caso sirva um couvert, procure adicionar um pratinho acima e à esquerda do conjunto principal, na diagonal.

Já os talheres devem ser dispostos conforme a regra dos talheres à mesa da seguinte maneira:

Os garfos devem ficar do lado esquerdo do prato e as facas ficam do lado direito, lembrando que o corte da mesma deve ser virado para a esquerda.

Já as colheres para a sopa ficam do lado direito do prato. É muito importante frisar que é preciso seguir a regra dos talheres à mesa, assim a posição dos talheres postos à mesa seguirá a ordem que os alimentos serão servidos, ou seja, utilize sempre de fora para dentro os talheres.

A colher de sopa deve ser posicionada mais à direita, em seguida o garfo e a faca de peixe e, por fim, o garfo e a faca de mesa.

Os talheres de sobremesa são colocados acima do prato. A faca terá o cabo virado para a direita e o corte para baixo, já o garfo terá o seu cabo virado para a esquerda e por fim o cabo da colher se encontra à direita.

Seguindo a ordem da regra dos talheres à mesa, após inserir toda a louça e talheres, chega a vez das taças que serão posicionadas acima dos pratos, do lado direito e na diagonal.

Cada taça possui uma função, por isso na mesa posta você encontrará taça para água, vinho e espumante.

E, por fim, o guardanapo é colocado em cima do conjunto de pratos ou do lado esquerdo. Seguindo essas regras de talheres à mesa você conseguirá montar a sua própria mesa posta, e encontrará todas essas peças na loja de artigos de mesa posta DeFamilia.

Outras Postagens

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Refeições em Família | Benefícios deste Momento Juntos

Muito mais do que apenas nos mantermos alimentados, as refeições em família são momentos de criar laços, ouvir sobre o dia do outro, saber novidades, manter a família unida e até mesmo esclarecer assuntos mal resolvidos.  Além de ser um momento para saborear boas...

ler mais